11 de ago. de 2007

haru

Mais ou menos há uma semana atrás a equipe mal comida pretendia se reunir em um restaurante japonês para fazer sua primeira reunião de pauta depois da criação do blog. Como queríamos nos empanturrar de sushis, sashimis e temakis sem nos preocupar com o dia de amanhã, escolhemos um restaurante que julgávamos ser de confiança, o Haru. Como o trabalho definitivamente não dignifica o Homem, não queríamos nos dar ao trabalho de criticar ninguém.

Mas não foi exatamente isso que aconteceu...



O ritual começou bem, com a simpática garçonete nos auxiliando no cansativo processo de escolha de mesa. Temaki daqui, cervejinha dali e yaksoba acolá, o primeiro pedido estava feito, e o susto veio junto. Muita comida e nada de Cerpa, uma das cervejas premium servidas no restaurante.

Lá pelas tantas a garçonete, ex-simpática, nos avisa que esqueceu da cerveja e já está trazendo. Já havíamos tido boas experiências nesse restaurante e a fé persistiu, mas acho que os mal comidos não estavam em dia com o dízimo.

Finalmente chega o combo de delicinhas japonesas e o banquete começa! Na primeira imersão do sushi no molho shoyo a segunda surpresa desagradável: o arroz estava literalmente despencado. Cada grão que se perdia no potinho de shoyo antes de chegar a nossas bocas era como uma lágrima de decepção com uma pessoa querida que está nos traindo. Assim nos sentimos.

Em um determinado momento havia mais arroz do que shoyo no potinho, e logo lembrei daquelas valas cheias de corpos em fotos dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Então pedi para que uma garçonete que estava passando trocasse a vala.

Depois de perguntar pelo menos três vezes o que eu queria, ela pede um instante e se retira. Depois de alguns minutos volta a ex-simpática e pergunta o que eu quero. Solicito novamente que o potinho de shoyo seja trocado e ela reage com uma expressão de "ah, era só isso?".

Então logo chega meu potinho e a explicação: a pessoa para quem eu pedi era novata e não tinha entendido o requerimento. PUTA QUE O PARIU!!! Eu só pedi para trocar um potinho sujo por um novo, mais nada, e a inútil não conseguiu executar um simples comando! Imagino só o que aconteceria se tivéssemos feito um pedido mais complexo.

Foi nessa hora que lembrei estar em um restaurante japonês, representante gastronômico de uma cultura na qual as pessoas costumavam se auto punir diante de falhas como essas. Fiquei imaginei a imbecil da novata pegando uma espada samurai e cometendo um suicídio com honra. Infelizmente honra não é mais um valor nos dias de hoje.


Para finalizar, olho para o balcão onde as ex-delicinhas eram preparadas e vejo escrito em letras garrafais a palavra SUSHI. Imaginem uma churrascaria onde em cima da grelha esteja escrito PICANHA, ou então um restaurante espanhol onde em algum lugar esteja escrito PAELLA.



Ridículo não? O mau gosto em pessoa. E para comprovar a impressão vou ao banheiro e encontro um monte de papéis colados na parede com piadas (algumas bem francas) para que o cliente, depois de tirar a água do joelho, pegue as que achar mais engraçadas e leve para a mesa compartilhar com os amigos. A idéia até pode ser interessante para outro tipo de estabelecimento, mas não para o pobre Haru, que do dia para a noite caiu consideravelmente no conceito da equipe mal comida.





Haru, vai tomar no... !


Serviço:
Haru
Rua Manoel Guedes,,233 - Itaim Bibi
Tel: (11) 3078-2891

4 comentários:

Anônimo disse...

Mal Comido

Havia alguma credibilidade no seu depoimento, até que vi que você mergulha os sushis no shoyu. Isso é uma demonstração grosseira de ignorância quanto ao savoir vivre, pois não se tempera o sushi dessa maneira... Isso é uma ofensa ao sushiman, e são pessoas chucras como você que fazem a desgraça de qualquer restaurante, japa ou não.

Unknown disse...

Que péssimo texto.
Isso não é crítica. Parece mais com os relatos de um teenager tentando ser escritor.
Aprenda a escrever com dignidade.
Suas analogias estragam e desviam a objetividade do texto.

Anônimo disse...

o texto pode não ser brilhante, mas o resataurante haru é ruim mesmo. Muito ruim diria eu esse tal de Haru. Os guioza vieram fritos como se tivessem passado por óleo de caminhão. O tempurá Haru é uma piada. O yakissoba haru parecia com molho de asfalto. Agora o sushi haru foi o pior que eu comi em toda minha vida. O atum estava passado,o peixe branco era corvina e o salmão Haru estava pálido, devia estar ali há dias.
Me desculpem mas impossível que um restaurante como o haru continue funcionando.

Sara disse...

Eu recentemente construído minha dieta sushi e estou muito feliz com ele, em breve vou começar a tentar muitos restaurantes diferentes espero que todos o quanto eu gosto kosushi